BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 5 de setembro de 2010

Técnico Ênio Vecchi é entrevistado pelo site da FPRB



Confira a entrevista:

Nesta entrevista para o site da FPRB, o técnico do Londrina e membro da comissão técnica da Seleção Brasileira de Basquete Enio Vecchi fala da campanha brasileira no Campeonato Sul Americano e das atividades no Londrina. Confira:

FPRB: Como foram os jogos do Campeonato Sul Americano? Como foi a preparação para esta competição?
Enio Vecchi: O interessante é que tínhamos acabado de participar de um torneio-preparatório na Venezuela e a equipe ainda não havia atingido um padrão de jogo necessário para jogarmos o Sul Americano. Sofremos duas derrotas diante da Argentina e da Venezuela e contra o Uruguai estávamos atrás no marcador com uma diferença de 15 pontos. E foi neste momento que o time do Brasil conseguiu encontrar o padrão de jogo que todos nós estávamos imaginando. Por isso, as derrotas nestas circunstancias nos dão muito mais subsidio e informações e se tornam muito mais importantes do que as vitórias.
Estou fazendo este pequeno relato para que tenha a exata noção de quanto o time brasileiro se superou.
Iniciamos ainda um pouco tímidos o sul americano diante do Chile, uma equipe que vinha de vários jogos amistosos contra a Argentina, obtendo um resultado que não acontecia a pelo menos 40 anos, uma vitória muito expressiva. E isto nos preocupou naquele momento, mas conseguimos vencer e este resultado deu mais confiança ao time.
Já o segundo jogo, contra o Paraguai foi bem diferente. O Brasil impôs um ritmo forte, ofensivamente e com muita velocidade, onde conseguimos fazer um jogo dentro das nossas características. O ponto vulnerável foi o setor defensivo. O Paraguai mais por mérito próprio pontuou muito, apresentando um jogo também veloz, com um bom padrão internacional, graças à vinda de um técnico espanhol. Tanto é que com ele, o time obteve a quinta posição.
No terceiro jogo contra o Uruguai, que era a definição do primeiro lugar da chave, o nosso time alcançou uma consistência ofensiva e defensiva muito boa, não dando nenhuma chance aos uruguaios. Na semifinal, enfrentamos a Venezuela e com uma variação defensiva ZONA/INDIVIDUAL, confundimos o ataque venezuelano. Este resultado foi muito importante, pois além de nos colocar na final, também nos classificou para os jogos Pan-americanos e Pré-Olímpico. Portanto, havia muita coisa em jogo.
Na final contra os Argentinos, o fator mais importante foi a nossa concentração desde o início do jogo. Com uma cesta antes do meio da quadra feita pelo Nezinho no final do primeiro, o time voltoupara o segundo tempo com mais determinação e assumindo definitivamente o papel de ator principal, com uma partida memorável do Murilo, sendo assim que trouxemos o título de Campeões Sul americanos.
Todo o trabalho foi planejado e supervisionado pelo Técnico Principal Ruben Magnano.

FPRB: Descreva sua função na equipe técnica.
Enio Vecchi: Eu fui com uma função diferente, pois além de auxiliar técnico, eu era um consultor dos Técnicos mais jovens. Eles precisavam de uma referência, e neste sentido a CBB acertou, pois não só os jogadores brasileiros precisam de experiência internacional como os técnicos também.

FPRB: Como está o trabalho no Londrina?
Enio Vecchi: Fundamos um novo Clube aonde o nosso objetivo é resgatar a qualidade, seriedade e transparência do basquete de Londrina. Desde a minha última passagem por aqui em 2005. E ao mesmo tempo, quisemos aproveitar todo o potencial humano de novos valores bem como aproveitar toda esta vocação esportiva do londrinense.
Temos o apoio da Fundação de Esportes, Sercomtel e principalmente de toda uma cidade que vê no basquete um de seus patrimônios esportivos mais importantes.

FPRB: Como está a preparação para as competições deste ano?
Enio Vecchi: Este ano é especial para nós, pois temos como objetivo estar entre os dois melhores times do paranaense, porque obtendo esta colocação, estaremos aptos a representar o Paraná na Taça Brasil que é o caminho mais curto para disputar o sul americano de clubes e, principalmente, porque os dois primeiros desta competição estarão ascendendo a Liga Nacional.

FPRB: Quais os próximos jogos do Londrina?
Enio Vecchi: Nosso próximo compromisso é contra Campo Mourão e com certeza será um jogo duríssimo na casa do adversário, pois este time já vem apresentando uma evolução muito importante no Paraná há alguns anos.

FPRB: E como será conciliar os trabalhos no Londrina e na Seleção Brasileira?
Enio Vecchi: Nunca foi problema conciliar Time e Seleção Brasileira, sempre vejo esta situação uma oportunidade de crescimento pessoal e evolução técnico/tática, além do orgulho de poder representar o nosso país.


Fonte: http://www.fprb.com.br/entrevistas/entrevista.php?id=17

0 comentários: